quarta-feira, 15 de maio de 2013

O que a crise faz nas escolas...

Sabem das coisas que mais me irrita na minha escola, bem não é irritar mas sim entristecer? É o facto de o elevador não estar operacional porque a escola não tem dinheiro para pagar os gastos de energia que o elevador consome. É que sinceramente, a minha escola tem uns quatro andares (sem contar com sotão), não é muito mas tem muitos degraus para 4 andares, mesmo muitos e ontem vi uma situação que me chocou bastante, não vou andar com promenores mas há uma aluna que pronto tem um problema grave nas pernas, e no ínicio doa no até andava normal para alguém que como ela, mas agora ela está muito mal das pernas e anda com umas coisas nas pernas para as pernas ficarem direitas ou aguentarem-se, sinceramente não sei o porque, mas lá a funcionária a levou até ás escadas numa cadeira com rodinhas e uma colega a ajudar, só que ela estava num esforço tão grande para descer cada degrau que me fez tanta pena, mas mesmo tanta. E na escola tem um aluno cego e também ele depende muito da colega/amiga/namorada/irmã?  para descer as escadas. E também tem um professor que tem um problema numa perna e é um custo para ele andar, e quer dizer há um elevador mas para ganhar pó? Até um dia tiro uma foto para verem, o elevador está mesmo cheio de pó e lixo, já não deve ser usado há anos e anos.

Ainda ontem uma colega minha partiu a tíbia a andar de patins na aula de educação física, e agora vai ter de até ao final do ano lectivo descer aquelas escadas de canadianas, que além de perigoso, cansa imenso o esforço que se faz. E não era muito mais fácil usar o elevador? Mas como não há dinheiro, não se pode ligá-lo (nem sei se ainda funciona...)

Na minha escola antiga havia elevador e podia-se usar, claro se estivessemos magoados (sinceramente em 9 anos nunca andei nele) mesmo assim tive um colega que só por ele ter feito uma brincadeirazinha não deixaram-no mais andar de elevador e ele teve de subir as escadas de canadianas... sinceramente.

Sinceramente não sei quanto um elevador pesa nas contas da luz, sei que é bastante, mas sinceramente bem que a escola podia a cada ano poupar qualquer coisa, sei lá é um situação tão que deve ser tratada mas ninguém liga, a certas coisas que se consegue viver mesmo não tendo nas escolas, como papel higiénico, fotocópias, materiais, alguns objectos para educação física (mesmo assim o grupo de educação física vai fazer um baile para arranjar dinheiro para comprar materiais, como bolas, raquetes). Talvez fazer um projecto durante um ano ou mais para arranjar dinheiro para consiguir pagar minimamente as contas da luz ou criar maneiras e economizar os gastos de luz?

5 comentários:

  1. Realmente, é muito mau :/ A minha escola tem elevador e só usa-se em caso de emergencia, que é quando alguém tem algum problema. Mas uma vez que há pessoas com problemas e nao têm capacidade para ir pelas escadas, deviam de se tocar e angariar alguns fundos e poupar algum dinheiro para arranjar o elevador. Na minha escola, quando alguém anda de canadianas, tem de andar pelas escadas porque dizem que o caso não é suficientemente grave mas imaginemos que um "engraçadinho" empurra pelas escadas? A responsabilidade e da escola que mesmo vendo o estado não a deixou ir pelo elevador que era mais seguro :// Infelizmente, acontece este tipo de coisas :/

    ResponderEliminar
  2. Compreendo que alguém com um entorce no pé não seja caso para ter de andar de elevador, mas o caso daquela aluna é mesmo chato, fez tanta pena, ela é tipo anã mas mesmo bem pequenina e depois não aguenta bem das pernas, e se caí das escadas o que será dela?

    É que sinceramente uma queda de canadianas daquelas escadas não é nada bom mesmo, mas mesmo nada bom, e a culpa será de quem? Da escola só pode ser.

    O que mais me faz impressão é que é uma dos 3 melhores secundários de cá, com imensos mas imensos alunos e que teoricamente tem quase 100 anos (o edificio não mas a escola em si). Quer dizer teoricamente está na lei que os edifícios públicos devem ter elevador ou rampas para defecientes.

    Mas o que se pode fazer...

    ResponderEliminar
  3. Cammie também acho um descaso com os deficientes e um absurdo uma escola não ter rampas para deficientes. Minha escola só tem 3 andares, E até pra mim que tenho as pernas 'perfeitas' é um esforço tremendo, Imagino pra essa garota que você comentou... (de fato tocante, até fiquei com os olhos marejados) Espero que de fato tomem uma providência em relação à isso!

    ResponderEliminar
  4. OLha, aqui na minha cidade( Rio de janeiro, BRasil), não tem elevador, porque minha escola só tem 2 andares( 3 contando com a quadra), mais eu entendo, pois no ano passado 2 alunos da minha sala quebraram a perna, e foi horrivel para subir.E o pior nem é isso, por sí só.Na minha escola é um problema atraz do outro, professoras chatas, banheiros que nem devem ser considereados banheiro,... E o pior é que a escola nem liga.EU esse ano, saí da escola e voltei e nínguem viu ( claro que me descobriram depois, e eu me ferrei ..), pra vc ver.A minha escola é um caos.Eu canso de ver, que ate eu tenho mais autoridade que alguns professores, e olha que eu sou praticamente a piada da turma! fora que eu ja tive muita raiva dos funcionários ... Quando eu era pequena, eu perdi uma toalinha de pano, que eu usava quando estava resfriada, que a minha tia tinha feito pra MIM! eu perdi ela, depois encontei uma das tias da limpeza torcendo ela, preta de tanta sugeira, e passando no chão.Quase que eu morri! lembro de ja ter gritado tanto com gente que me irritava, que eu perdi a voz! tambem me lembro que eu me perco mais ainda na minha escola, pois su a mais nova da minha sala.Bem, eu entendo muito bem oque vc passa, pois na minha escola tambem é assim.
    Bruna

    ResponderEliminar
  5. Na minha escola é bem parecido, são dois prédios cada um com 3 andares e dois pátios,e só temos um elevador,que só vai do segundo pátio para quadra (ou seja sem acesso a salas de aula que ficam no subterrâneo e já vi muitas vezes a cena de um deficiente sendo carregado por vários colegas pela escada, e a escola não faz NADA, se a gente perde algo eles até levam a gente no achados e perdidos, mais a segurança lá é miníma, então se vier alguém e disse que oque você perdeu é dele eles entregam e a pessoa vai embora, isso aconteceu com o caderno da minha amiga esses dias. O pior é a maneira como somos tratadas, a maioria dos funcionários trata todos os alunos com o maior desrespeito, outro dia uma das inspetoras estava mexendo no celular em quanto duas meninas estavam quase se matando no meu do pátio,e quem teve que separar ? Eu. É por isso que minha escola esta entre as piores do estado :s

    ResponderEliminar